quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PORTABILIDADE NUMÉRICA



TIRE AQUI SUAS DUVIDAS SOBRE PORTABILIDADE NUMÉRICA :

1) O que é a portabilidade?

A portabilidade numérica é uma facilidade que possibilita ao cliente de serviços de telefonia fixa e móvel manter o número do telefone (código de acesso) a ele designado, independentemente da operadora do serviço a que esteja vinculado.

2) Posso transferir o número do telefone fixo para o telefone móvel e vice-versa?

Não. A portabilidade somente será possível dentro do mesmo serviço: da telefonia fixa para a telefonia fixa, da telefonia móvel, para a telefonia móvel.

3) Vou mudar de Estado. Tenho direito à portabilidade numérica?

Não. A portabilidade numérica somente é possível dentro da mesma área de registro (mesmo DDD) - para os clientes de telefonia móvel - e dentro da mesma Área Local (mesmo município ou localidade com continuidade urbana) para os clientes de telefonia fixa.

4) Um número da Nextel pode ser levado para uma operadora móvel e vice-versa?

Não. Os números Nextel pertencem ao Serviço Móvel Especializado (SME), que ainda não é compreendido pela portabilidade numérica.

5) Posso transferir o número do meu celular pré-pago para outra operadora móvel como pós-pago?
Sim. Na telefonia móvel, a portabilidade numérica será possível mesmo em distintas modalidades de serviços, desde que realizada dentro de uma mesma Área de Registro (mesmo DDD).

6) Posso transferir meu número pré-pago fixo para outra operadora fixa como pós-pago?
Sim. Na telefonia fixa, a portabilidade numérica será possível mesmo em distintas modalidades de serviços, desde que realizada dentro de uma mesma Área Local (mesmo município ou localidade com continuidade urbana).

7) A portabilidade representa algum custo adicional aos clientes?Sim. A operadora que receber o novo cliente pode cobrar dele, a cada solicitação e em uma única vez, um valor, conforme prevê o regulamento da Anatel. Este custo é referente exclusivamente a portabilidade entre operadoras. Para portabilidade de endereço ou plano de serviço na mesma operadora, não há cobrança.

8) Quanto custará a portabilidade numérica?
A portabilidade numérica terá um custo máximo a ser definido pela Anatel e caberá às operadoras que receberem o cliente a cobrança ou não destes valores.

9) Todos os usuários pagarão pela portabilidade?
Não. Só pagará pela portabilidade os clientes que mudarem de operadora.

10) Quando solicitar a portabilidade do meu número de telefone, qual será o prazo para a operadora realizar a troca?

No primeiro ano de implantação, as prestadoras de telefonia móvel terão até cinco dias úteis para atender o usuário, a partir da solicitação. Do segundo ano em diante, o prazo será de três dias úteis.
O prazo para a realização da portabilidade do número de telefone fixo, a partir da solicitação do usuário, não poderá exceder sete dias corridos.

11) Como serão cobrados os serviços utilizados que não tiverem sido pagos pelo cliente na operadora da qual ele está saindo?

O usuário que solicitou a portabilidade pagará normalmente os serviços já utilizados na sua antiga operadora.

12) Posso desistir do pedido de portabilidade do meu número?
Sim. O prazo para a desistência do pedido de portabilidade é de até dois dias úteis a partir da solicitação.

13) O pedido de portabilidade pode ser negado pela operadora?Sim. Embora seja um direito do usuário e um dever das operadoras, o pedido de portabilidade pode ser recusado nas seguintes situações:

quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos;
se houver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo número; se o número do telefone for inexistente
se o número do telefone não estiver designado a nenhum cliente
se o número do telefone for temporário
se o número do telefone estiver designado a um Telefone de uso público
Se o número do telefone for de uma operadora fixa e a portabilidade for para uma operadora móvel e vice versa.
Vale ressaltar que a portabilidade pode não ser possível por razões técnicas, por exemplo, se a operadora de destino (receptora) não tiver serviço na área solicitada.

14) Para qual operadora devo fazer o pedido da portabilidade numérica?
O contato para solicitação da portabilidade deverá ser feito, sempre, com a operadora de serviço para a qual o usuário deseja se transferir.

15) Posso mudar de operadora sempre que quiser?

O usuário pode mudar entre operadoras fixas ou entre operadoras móveis sempre que decidir. No entanto continuará responsável pelas condições acordadas na aquisição e poderá ser cobrado pela portabilidade a cada migração.

16)Quando o serviço de portabilidade estará disponível?
O Serviço de portabilidade numérica, tanto na telefonia fixa quanto na telefonia móvel, estará plenamente disponível para todo país a partir de março de 2009. Devido às características e peculiaridades técnicas das redes e à complexa troca de informações e de dados na fase de implantação, a portabilidade será colocada ao alcance dos clientes em três etapas a partir de 1º. de setembro de 2008.

17)Quando começa a portabilidade de mudança de endereço em uma mesma operadora de telefonia fixa?
A telefonia fixa estará pronta para a portabilidade de endereço a partir de 1º. de setembro de 2008. A partir dessa data a troca de endereço poderá ser feita dentro da Área Local.

18)Quando começa a portabilidade de número entre operadoras?
A portabilidade numérica com a troca de operadora - seguirá o cronograma abaixo:
Data Estado DDD Cidade

1.9.2008 ES 27 Cariacica
ES 27 Serra

ES 27 Vila Velha

ES 27 Vitória

GO 62 Anápolis

GO 62 Goiânia

MS 67 Campo Grande

PI 86 Teresina

PR 43 Arapongas

PR 43 Londrina

SP 14 Bauru

SP 14 Jau

SP 14 Marília

SP 17 São José do Rio Preto


3.11.2008 MG 32 Juiz de Fora


10.11.2008 MG 33 Governador Valadares

MG 38 Montes Claros

PR 44 Maringá

RN 84 Mossoró

RN 84 Natal

SC 49 Chapecó


17.11.2008 CE 85 Caucaia

CE 85 Fortaleza

MA 99 Imperatriz

MA 98 São Luis

SC 48 Florianópolis


24.11.2008 BA 73 Ilhéus

BA 71 Salvador

SC 47 Blumenau

SC 47 Joinville


1.12.2008 AL 82 Maceió

PB 83 Campina Grande

PB 83 João Pessoa

SP 12 Caçapava

SP 13 Cubatão

SP 13 Guarujá

SP 12 Jacareí

SP 13 Praia Grande

SP 13 Santos

SP 12 São Jose dos Campos

SP 13 São Vicente

SP 12 Taubaté


8.1.2009 AM 92 Manaus

RS 55 Cruz Alta

RS 51 Lajeado

RS 51 Litoral

RS 51 Novo Hamburgo

RS 51 Porto Alegre

RS 51 Santa Cruz do Sul

RS 55 Santa Maria

RS 55 Uruguaiana

SP 18 Araçatuba


12.1.2009 BA 74 Juazeiro

MG 34 Uberaba

MG 34 Uberlândia

PR 41 Curitiba

SP 16 Araraquara

SP 16 Franca

SP 16 Ribeirão Preto

SP 16 São Carlos

SP 16 Sertãozinho


19.1.2009 BA 75 Feira de Santana

BA 77 Vitoria da Conquista

MG 31 Belo Horizonte

MG 31 Betim

MG 31 Contagem

MG 31 Ipatinga

MG 31 Ribeirão Das Neves

RS 54 Bento Gonçalves

RS 54 Caxias Do Sul

RS 54 Erechim

RS 54 Farroupilha

RS 54 Passo Fundo

SE 79 Aracaju


26.1.2009 SP 15 Itapetininga

SP 15 Sorocaba


2.2.2009 PA 93 Santarém

SP 19 Americana

SP 19 Araras

SP 19 Campinas

SP 19 Hortolândia

SP 19 Indaiatuba

SP 19 Limeira

SP 19 Mogi-Guaçu

SP 19 Mogi-Mirim

SP 19 Piracicaba

SP 19 Rio Claro

SP 19 Santa Bárbara d'Oeste

SP 19 Sumaré


9.2.2009 DF 61 Brasília

RJ 21 Belford Roxo

RJ 22 Campos dos Goytacazes

RJ 21 Duque de Caxias

RJ 22 Macaé

RJ 21 Niterói

RJ 21 Nova Iguaçu

RJ 24 Petrópolis

RJ 24 Resende

RJ 21 Rio De Janeiro

RJ 21 São Gonçalo

RJ 21 São João de Meriti

RJ 24 Volta Redonda


16.2.2009 PE 81 Caruaru

PE 81 Jaboatão dos Guararapes

PE 81 Olinda

PE 81 Paulista

PE 87 Petrolina

PE 81 Recife


2.3.2009 PA 91 Ananindeua

PA 91 Belém

PA 91 Bragança

RS 53 Bagé

RS 53 Pelotas

RS 53 Rio Grande

SP 11 Atibaia

SP 11 Barueri

SP 11 Carapicuíba

SP 11 Diadema

SP 11 Embu

SP 11 Guarulhos

SP 11 Itaquaquecetuba

SP 11 Itu

SP 11 Jundiaí

SP 11 Mauá

SP 11 Mogi das Cruzes

SP 11 Osasco

SP 11 Santo André

SP 11 São Bernardo Do Campo

SP 11 São Caetano do Sul

SP 11 São Paulo

SP 11 Suzano

SP 11 Taboão Da Serra

SP 11 Várzea Paulista

19) É possível cancelar uma linha hoje e quando começar a portabilidade levá-la para outra operadora?
Não. Para usufruir da portabilidade numérica, a linha deve estar ativa.
20) Com a portabilidade do meu número de telefone para outra operadora preciso cumprir o contrato de fidelização com a minha operadora antiga?

A portabilidade não altera as disposições contratuais firmadas com a operadora atual. A portabilidade de uma operadora para outra implica na rescisão contratual com a primeira. Assim, caso esteja prevista alguma multa por quebra do contrato, essa multa será devida.

21) Com a portabilidade do meu número para outra operadora, a nova operadora poderá me fidelizar? Por quanto tempo?
A portabilidade não altera as disposições contratuais negociadas com a nova operadora, o usuário estará submetido às condições do plano de serviço escolhido (incluindo os prazos).

22) O cliente pode portar um número de uma operadora para outra com tecnologia diferente (exemplo CDMA para GSM)?
Sim. No entanto, fica a cargo do cliente a aquisição do aparelho compatível com a tecnologia da operadora destino (receptora).

23) Com a mudança do meu número para a nova operadora, terei as mesmas vantagens do meu plano anterior?
Não. Com a portabilidade, o usuário estará submetido às condições dos planos de serviços ofertados pela nova operadora. O contrato com a operadora antiga será rescindido.

24) Posso portar meu número mesmo tendo um pacote de serviços associados a ele (exemplo: banda larga com telefone e tv por assinatura)?
Sim. Os demais serviços do pacote podem ser mantidos, mas as condições deverão ser verificadas junto à operadora.

25) Como pedir a portabilidade?

A solicitação deve ser feita nos canais de contato da nova operadora.

26) Posso, ao mudar de operadora, escolher qualquer plano de serviço?

Sim. Desde que observadas as condições comerciais e os regulamentos de cada serviço

27) A operadora pode se negar a aceitar o pedido de portabilidade caso eu tenha débitos em minha operadora atual?
Não. O pedido de portabilidade só pode ser recusado nas seguintes situações:

quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos;
se houver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo número;se o número do telefone for inexistente
se o número do telefone não estiver designado a nenhum cliente
se o número do telefone for temporário
se o número do telefone estiver designado a um Telefone de uso público
Se o número do telefone for de uma operadora fixa e a portabilidade for para uma operadora móvel e vice versa.
Vale ressaltar, no entanto, que as operadoras de telefonia móvel podem restringir as opções de planos de serviço a serem escolhidos pelo novo usuário caso ele esteja inadimplente.

28) Meu telefone deixará de funcionar após o pedido de portabilidade para outra operadora?
Poderá haver um período de transição de, no máximo, duas horas, para a mudança de uma operadora para outra. Apenas nesse intervalo de tempo, o telefone não funcionará.

29) Como posso saber se o telefone para o qual estou ligando pertence à minha operadora?
Basta entrar em contato com a operadora (através do website ou call center), para saber se o número desejado está na mesma rede.

VENHA PERA OS TELEFONES DA EMBRATEL LIGUE AGORA 3439-4756 OU 8084-1457.

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